TIM Tec é uma iniciativa do Instituto TIM criada em 2013 com o objetivo de desenvolver uma plataforma virtual que disponibilizasse cursos online, livres e gratuitos voltados à educação profissional e tecnológica.
O Instituto TIM acredita que inovações tecnológicas são a base de uma nova forma de trabalho; por isso, investe na criação e democratização de recursos e estratégias que promovam a inclusão tecnológica produtiva das pessoas. TIM Tec contribui para ampliar a oferta gratuita de cursos de formação inicial e continuada e de qualificação profissional a distância.
Hoje, a plataforma e os cursos produzidos em TIM Tec são compartilhados com instituições federais de ensino por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).
Os 3 pilares de TIM Tec
Software livre
Isso quer dizer que qualquer instituição – escolas, universidades, coletivos, organizações privadas – pode ter sua própria plataforma MOOC. O software pode ser instalado, modificado, melhorado e alterado (desde que os programadores envolvidos conheçam sua linguagem).
Produção de cursos
Qualquer pessoa pode acessar a primeira instalação da plataforma TIM Tec (mooc.timtec.com.br), se inscrever e fazer os cursos que estão publicados lá – na hora que quiser, do local que quiser e sem pagar nada. A única coisa que você precisa é de um computador com internet.
Rede e-Tec Brasil
A plataforma e os cursos de TIM Tec estão sendo compartilhados com instituições da Rede e-Tec Brasil por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. As instituições instalam o software e, se quiserem, podem adicionar os cursos de TIM Tec ou seus cursos à sua instalação.
TIM Tec é a plataforma MOOC da Rede e-Tec Brasil
MOOC é a sigla de Massive Open Online Courses (cursos online abertos e massivos, em tradução livre). É uma forma de aprender e ampliar o conhecimento por meio de cursos disponibilizados em ambientes virtuais. Cursos MOOC podem ser focados nos mais variados temas, mas são sempre abertos e envolvem um grande número de alunos. É uma modalidade de educação a distância na qual os cursos são normalmente gratuitos e não exigem pré-requisitos.
Os MOOCs foram criados em 2007, nos Estados Unidos, e se popularizaram a partir de 2011, quando o professor Sebastian Thrun, da Universidade de Stanford, criou o curso “Introdução à Inteligência Artificial” em parceria com o diretor do Google Peter Norvig. O curso atraiu mais de 160 mil pessoas e deu origem à plataforma Udacity. No mesmo período, outros professores de Stanford criaram o Coursera; pouco tempo depois, MIT e Harvard anunciaram a criação do Edx. Especialistas apontam os MOOCs como uma revolução digital na educação.
TIM Tec é a primeira plataforma MOOC desenvolvida inteiramente no Brasil.
Sobre o TIMTec
TIM Tec é uma iniciativa do Instituto TIM, que está alinhada aos ideais e objetivos do PRONATEC, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O programa, considerado pelo governo federal como a mais ambiciosa reforma já realizada na Educação Profissional e Tecnológica brasileira, tem 5 objetivos estratégicos, entre os quais estão expandir, interiorizar e democratizar a oferta presencial e à distância de cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC).
Os cursos oferecidos em TIM Tec correspondem ao Eixo Tecnológico “Informação e Comunicação”, terminologia adotada pelo PRONATEC. Cursos que ensinam linguagens de programação, banco de dados, websites, desenho de jogos, entre outros, estão disponíveis na plataforma, gratuitamente. Há também cursos dirigidos a professores do Ensino Fundamental (na área de ciências e, futuramente, matemática) e ao fortalecimento de competências consideradas básicas para a formação de qualquer profissional, como a escrita de textos.
TIM Tec é uma plataforma do tipo MOOC (massive open online courses) e foi desenvolvida em código aberto para que instituições interessadas também possam se apropriar da plataforma e adaptá-la aos seus interesses e objetivos.
Com TIM Tec, o Instituto TIM expressa seu compromisso com a educação profissional e tecnológica no país.
Conselho Consultivo
TIM Tec conta com um Conselho Consultivo, responsável pela análise dos cursos e da plataforma. Conheça os profissionais que compõem o conselho:
Regina Melo Silveira: professora e pesquisadora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) a atua na Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Realizou pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em Santa Cruz e doutorado pela Poli-USP.
Jarbas Barato: doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre pela San Diego State University e professor. Foi consultor da UNESCO, PNUD, Ministério da Educação, Fundação Bradesco e Fundação Padre Anchieta (TV Cultura).
Lucia Franco: doutora pela Escola Politécnica da USP. Professora Associada da Universidade Federal do ABC (UFABC) onde coordena o Núcleo de Tecnologia da Informação.
Bianca Santana: autora e colaboradora de livros e objetos educacionais multimídia, é uma das fundadoras da Casa da Cultura Digital, atual diretora de educação do Instituto Educadigital, mestre pela Universidade de São Paulo (USP).
Luís Otoni Ribeiro: auxilia a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica no Ministério da Educação na coordenação nacional dos cursos do e-Tec Idiomas da Rede e-Tec Brasil. É doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).