Por Canal do Ensino
De modo a capacitar cada vez mais pessoas, muitas instituições tem oferecido cursos com o objetivo de ensinar a desenvolver e acompanhar os softwares. Gratuitos ou não, as opções são muitas e vão de extracurriculares à pós-graduação.
Na Microsoft Virtual Academy, por exemplo, é possível encontrar diversos cursos oferecidos pela gigante da tecnologia, do básico ao avançado. Um dos mais conhecidos é, justamente, o que traz os conceitos básicos do desenvolvimento de software, como programação essencial e orientada, aplicativos web, entre outros. Ou seja, uma grande opção para quem deseja entender melhor o funcionamento.
A Fundação Bradesco também conta com opções desse tipo na sua escola virtual.Gratuito, assim como o da Microsoft, o curso de Processo de Desenvolvimento de Software tem duração de 12 horas e conta com 5 módulos, que vão da qualidade ao modelo que deve ser escolhido para cada caso.
Além dessas mais conhecidas, outras opções também podem ser encontradas na internet. No site da DevMedia, por exemplo, há cursos de engenharia de software para que os profissionais de TI possam aplicar diferentes metodologias no desenvolvimento de ferramentas. Nesse caso, há opções pagas e gratuitas, dependendo do tipo escolhido e da quantidade de aulas pretendida.
Para quem deseja se especializar mais profundamente, o Senac conta com cursos livres, de graduação, de extensão e pós-graduação no tema. Dessa forma, o profissional tem a garantia de um conhecimento completo em software que pode permitir a conquista de emprego em cargos mais altos, por meio de promoção ou não.
Até a próxima!