‘Meu Amigo Pinguim’, baseado em uma história real brasileira, chega aos cinemas de todo o país nesta quinta, 12 de setembro
A partir desta quinta, 12 de setembro, o público poderá conhecer a história real do pescador João, morador de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, que fez uma amizade inusitada com um pinguim que chegou à costa brasileira precisando de cuidados especiais. Após o ocorrido, por vários anos, DinDim – nome que o pinguim recebeu – refez o percurso a nado até a casa de João para visitar seu amigo. O drama “Meu Amigo Pinguim” (My Penguin Friend), produção norte-americana, tem distribuição em solo nacional realizada pela Paris Filmes. Dirigido pelo cineasta brasileiro David Schurmann (“Pequeno Segredo”), o longa foi filmado em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, e também tem cenas rodadas em Paraty, no Rio de Janeiro, e na Patagônia, na Argentina.
O filme é um conto de amizade entre um pai solitário e um pequeno pinguim perdido, que recarrega seu espírito e cura a sua família com uma lealdade inabalável que atravessa o oceano. O humilde pescador João (interpretado pelo ator francês Jean Reno) se afastou do mundo após uma tragédia, mas, quando ele descobre um pinguim à deriva sozinho no oceano, encharcado de óleo de um vazamento, seu primeiro instinto é ajudar. Para desespero de sua esposa (Adriana Barraza, atriz mexicana indicada ao Oscar), ele não apenas resgata a criatura marinha, mas cuida do pássaro o colocando sob suas asas e o apelida de DinDim.
O elenco reúne diversos talentos nacionais e internacionais. Além de Jean Reno e Adriana Barraza, conta ainda com: Alexia Moyano, Nicolás Francella, Rócio Hernandez, Juan José Garnica, Duda Galvão, Ravel Cabral, Pedro Urizzi e Thalma de Freitas. O roteiro é assinado por Kristen Lazarian e Paulina Lagudi. A direção de fotografia é assinada pelo inglês Anthony Dod Mantle, vencedor do Oscar de Melhor Fotografia por “Quem Quer Ser um Milionário?”; a edição fica com a mesma montadora de Pedro Almodóvar, a espanhola Tereza Font; e os efeitos especiais são liderados pelos também espanhóis Ferran Piquer e Francisco Porras, ganhadores de dois prêmios Goya. A produção é da City Hall Arts, Schurmann Filmes e Content Studios com distribuição nacional da Paris Filmes.
Assista ao trailer:
As filmagens contaram com a participação de dez pinguins do Aquário de Ubatuba (SP) e do Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú (SC), além do apoio do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha – que treinou os animais antes das filmagens.
Sobre o David Schurmann
Cineasta formado na Nova Zelândia, onde iniciou sua carreira internacional, David Schurmann retornou ao Brasil e dirigiu seu primeiro longa-metragem, “O Mundo em Duas Voltas”, que conquistou prêmios nacionais e internacionais, consagrando-se como um dos 10 documentários de maior bilheteria na história do cinema brasileiro. Em seguida, apresentou ao público “Desaparecidos”, um projeto cinematográfico transmídia revolucionário e controverso. Em 2016, o diretor emocionou o público com “Pequeno Segredo”, inspirado na comovente história de sua irmã adotiva, Kat Schurmann. A obra não apenas representou o Brasil no Oscar 2017, mas também recebeu quatro indicações no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, incluindo a de Melhor Diretor para David. Durante a campanha para o Oscar nos Estados Unidos, David Schurmann foi convidado para dirigir “Meu Amigo Pinguim”, produção norte-americana que estreia no Brasil em 12 de setembro com distribuição da Paris Filmes. No próximo ano, David deve lançar “Por um Fio”, inspirado no livro de Drauzio Varella, que tem Bruno Gagliasso e Romulo Estrela como protagonistas.
Artigo Original: Paris Filmes