Sinopse: Aos nove anos, Maya Kowalski foi internada no Johns Hopkins All Children’s Hospital em 2016, e nada poderia ter preparado a menina e sua família para o que estava por vir. Ao tentar entender uma doença rara, a equipe médica passou a questionar tudo sobre os Kowalskis. Em pouco tempo, Maya ficou sob a custódia do Estado, mesmo com os pais deixando claro que só queriam a filha de volta. Ver a família Kowalski contar a própria história vai mudar sua forma de olhar a saúde infantil para sempre.
Data de Estreia: 19 de junho de 2023
Onde Assistir: Na Netflix -
https://www.netflix.com/br/title/81349305
Direção: Henry Roosevelt
Tempo de duração: 1 hora 43 minutos
Gênero: Documentário
País de origem: Estados Unidos da América
Idioma: Inglês
Também conhecido como: Take Care of Maya
Trailer
Dublado
Legendado
Imagens
Alerta de spoiler - 0 texto a seguir contém detalhes da trama:
O Mistério de Maya estreou pela primeira vez no festival de cinema de Tribeca em Nova York em 18 de junho de 2023. É dirigido pelo notável diretor Henry Roosevelt, que é mais conhecido por seu premiado filme, A Rede Social.
O documentário é produzido pela Story Syndicate, uma produtora que já lançou vários documentários, incluindo Harry & Meghan , Eu Sou Vanessa Guillen e GameStop Contra Wall Street.
Cuide de Maya é contado do ponto de vista da família Kowalksi. Maya
Kowalski revelou em sua entrevista à People Magazine que o documentário
conseguirá encapsular todos os eventos que levaram à infeliz morte de sua
mãe. Ela acrescentou que na época, quando foi mantida longe da mãe, seu
estado de saúde regrediu sob os cuidados da equipe médica do hospital e
não houve nenhuma providência para evitá-la.
A chocante história de Maya Kowalski
Em 2015, Maya Kowalski, uma menina de nove anos, começou a ter ataques de asma e dores de cabeça. Sem doenças anteriores, seus pais Jack e Beata Kowalski ficaram extremamente preocupados. Apesar de consultar vários médicos sobre a condição de Maya, parecia não haver resultados conclusivos que pudessem esclarecer a doença de Maya.
Em entrevista à revista People, o pai de Maya, Jack Kowalski, lembrou como os médicos afirmaram que a doença não era real e estava "tudo na cabeça dela". Por fim, a família finalmente descobriu a razão por trás da doença de Maya quando o Dr. Anthony Kirkpatrick, farmacologista e anestesista em Tampa, diagnosticou Maya com uma rara condição neurológica conhecida como CRPS. Jack explicou a condição rara em sua entrevista à People:
"CRPS é uma função anormal do sistema nervoso simpático. Com o tempo, seus sentidos aumentam, então, se uma gota de água tocar sua pele, pode parecer que alguém está espetando você com uma faca."
Embora o Dr. Anthony Kirkpatrick tenha revelado aos pais que a condição era incurável, ele sugeriu alguns métodos pelos quais ela poderia ser controlada. Um deles foi um coma de cetamina de cinco dias, que essencialmente causaria uma "reinicialização" do sistema nervoso.
No entanto, Jack revelou que o método ainda estava em experimentação e não foi aprovado pelo FDA, então a família teve que viajar até o México para fazer o procedimento, pois era sua "única esperança".
O documentário também enfatizará particularmente um dia trágico em outubro de 2016, quando os Kowalskis tomaram a decisão de internar Maya no John Hopkins All Children's Hospital quando sua filha começou a sentir fortes dores de estômago.
Beata Kowalski, a mãe de Maya, sendo ela própria enfermeira, implorou à equipe médica para dar a Maya uma dose de cetamina ao revelar que Maya sofria de CRPS. No entanto, esse pedido teria levantado preocupações entre a equipe médica, que mais tarde alertou os Serviços de Proteção à Criança.
A equipe investigativa então acusou Beata Kowalski de Síndrome de Munchausen por procuração (MSP), um distúrbio mental em que um cuidador de uma criança inventa doenças falsas para chamar a atenção ou fazer parecer que a criança está ferida ou doente. Embora Beata tenha sido inocentada de qualquer doença mental por meio de uma avaliação psiquiátrica ordenada pelo tribunal, ela não teve permissão para se encontrar com Maya por ter sido levada sob custódia do estado.
Em entrevista à revista People, Maya fala sobre estar longe de sua mãe e como isso a impactou:
“Um dia eu estava na UTI e minha mãe me beijou na testa e disse: 'Eu te amo. Vejo você amanhã.' Nunca mais a vi, fui sequestrada medicamente. Tentei ser esperançosa, mas chegou um ponto em que pensei: 'Nunca vou sair deste lugar'."
A dupla mãe-filha foi mantida separada por quase três meses e quando um juiz negou o apelo de Beata para ver sua filha, Jack Kowalski revelou que Beata estava "inconsolável" e que sua saúde começou a "se deteriorar".
Beata acabou se suicidando aos 47 anos. Em um e-mail descoberto após sua morte, ela escreveu que "lamentava", acrescentando ainda:
“Mas não aguento mais ficar longe de Maya e ser tratada como uma criminosa. Não posso ver minha filha sofrer de dor e continuar piorando.”
O Mistério de Maya (Take Care of Maya) também incluirá a recente batalha judicial de Maya contra o hospital, que está marcada para julgamento em setembro. Ela diz que quer que sua família "siga em frente" e isso só pode ser feito quando ela "encontrar justiça para sua mãe".
Cuide de Maya vai estrear em 19 de junho de 2023 na Netflix.
Nenhum comentário
Postar um comentário